Select Page

Everyone is karate

KARATE PARA TODOS

VISA A INTEGRAÇÃO DE TODO O SER HUMANO

EVERYONE IS KARATE

O karate, como arte marcial de excelência e desporto multidisciplinar, estimula, desenvolve e potencia competências motoras, cognitivas, comportamentais e sociais, promovendo o bem-estar geral para um desenvolvimento físico e psicológico mais saudável. Apresenta, assim, benefícios comprovados em todas as áreas do desenvolvimento humano, defendendo as premissas da equidade, inclusão e integração.

Neste sentido, o Karate para Todos, surge na Federação Nacional de Karate de Portugal, pela necessidade e dever de levar a modalidade a toda a sociedade, independentemente da idade, da condição de física, social ou de saúde, dificuldade, incapacidade ou deficiência como uma modalidade desportiva de excelência na sua íntegra mas também como um suporte de desenvolvimento bio-psico-social.

Perante a premissa de uma visão holística de cada ser humano, a FNK-P encontra-se a desenvolver, desde 2014, um departamento especializado e dirigido para o KPT, delineando um projeto desportivo unificado que visa oferecer a toda a comunidade respostas assertivas e especializadas às suas necessidades, potenciar a informação e formação de treinadores e praticantes, bem como projetar a implementação de competições adaptadas e/ou dirigidas a populações com necessidades especiais.

KARATE PARA TODOS – Para Quém?

O Karate para Todos objetiva o desenvolvimento da modalidade em contexto individual (componente terapêutica), Classes de Para-Karate (Karate Adaptado) e Classes Específicas. Em qualquer das vertentes, os objectivos são alicerçados às condições físicas, sociais e de saúde de cada aluno. O objetivo do Karate para Todos é que todos os alunos possam desenvolver a sua actividade numa Classes de Karate Inclusivo, juntamente com os seus colegas e em condições de integração, inclusão e equidade.

Neste sentido o Karate para Todos visa a integração de todo o ser humano:

 

  • Karate Sénior – mais de 65 anos
  • Para-Karate (Karate Adaptado) – crianças, jovens e adultos com perturbações de desenvolvimento, condição de deficiência, dificuldade ou incapacidade temporária ou permanente: Dificuldade Inteletual e Desenvolvimental (Cognitiva), Deficiência Visual, Deficiência Auditiva, Deficiência motora, Perturbações de Desenvolvimento (Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, Perturbação do Espetro do Autismo, Dificuldade de Aprendizagem, etc).
  • Classes Específicas – vítimas de bulling, violência domestica, carências; grupos de jovens em situação de delinquência ou desistência escolar; karate feminino, grupos empresariais;

EVERYONE IS KARATE

PARA-KARATE | KATA COMPETITION RULES