Select Page

Sport at School

Projeto “Karate nas Escolas” | “SPORT AT SCHOOL”

A Federação Nacional de Karate- Portugal (FNK-P),  iniciou em Janeiro de 2016  o programa e projeto “Karate nas Escolas” incluído numa candidatura  “Erasmus Mais” da União Europeia.

Em Fevereiro de 2014, no “Fórum Europeu de Treinadores” realizado em Portugal pela ocasião do 41º Campeonato Europeu de Cadetes, Juniores e Sub21, Portugal através da FNK-P lançou a discussão da relevância do Karate nas escolas do 1º ciclo aos 47 países participantes.

A Federação Italiana de Karate, no âmbito do programa “Erasmus Plus” da União Europeia, em sintonia com a nossa ideia tomou a iniciativa de elaborar um projeto transnacional designado “KARATE NAS ESCOLAS- SPORT AT SCHOOL”, envolvendo escolas e as Federações Nacionais.

Para execução deste projeto juntaram-se a Itália, Portugal, França, Alemanha, Polónia e Espanha e teve inicio no ano 2016.

O inicio pratico deste projeto deu-se no ano escolar de 2017/ 2018, e com a final data de projeto  no final do ano escolar. Foi aplicado simultaneamente em 4 escolas alemãs, 4 francesas, 4 italianas, 4 polacas, 4 espanholas e 4 portuguesas protocoladas para o efeito  e com o auxilio protocolado de entidades  credíveis e externas ao karate, Universidades, para validar e certificar e analisar os dados obtidos deste projeto e as suas mais valias.

A parte central do projeto refere-se ao programa “Inteligência motora”, que tem como objetivo principal referenciar que a modalidade de karate como desporto ajuda ao desenvolvimento da capacidade mental, estimula todo o sistema nervoso central, desenvolve as capacidades motoras (coordenação, flexibilidade e força) e fomenta a melhoria das competências de atenção contruindo para uma melhoria do autocontrole, raciocínio lógico-matemático e completando um aumento da auto estima do praticante aluno. Simultaneamente  combatemos o sedentarismo na criança e suas consequências: diminuição de problemas de saúde no geral, incidindo na obesidade, doenças cardiovasculares e relacionamento social.

Entendemos que todos estes objetivos têm como consequência o aumento da auto estima da criança, consequente  diminuição de stress e um melhor e saudável crescimento.

A base científica, está relacionada, em teoria, com as “Inteligências Múltiplas de Gardner” face às recentes descobertas da neurociência nos últimos anos. Investigações recentes demonstram conhecimento de processos de amadurecimento do cérebro e como agir nesta maturação através de uma atividade física completa, de modo a conseguirmos um melhor desempenho físico e cognitivo de curto, médio e longo prazo.

A EACEA (Education, Audiovisual and Culture Executive Agency) e a UE,  assinou toda a documentação necessária com a Federação de Karate Italiana, sendo esta a Coordenadora do Projecto e a ligação entre todas as Federações.

Foi oficializado o acordo, entre os parceiros e interessados, denominado  “Consortium Agreement”, no mês de Março de 2016, sendo assinado por todos os países participantes na reunião de Kick-Off em Ostia, Roma.

Em Maio de 2016 foi efetuado a primeira reunião do Steering Committee Meeting – em Montpellier, França o qual foram  nomeados os responsáeis técnicos e informados das linhas  de orientação do projeto na prática.

Em Outubro de 2016 foi efetuada a segunda reunião de Steering Committee Meeting – em  Cascais com a finalidade de verificarmos os requisitos administrativos e ser efetuada a comparação das escolas dos diferentes paises, acordar as datas de intervenção de diversos requisitos que o projeto tem a nivel tecnico e financeiro.

Todos os países terão um responsável nacional pelo projeto ao nível da gestão (Project Manager), assegurando desde já que o mesmo possa fluir em todos os seus trâmites. Terá igualmente um” Vocacional Training Expert” assegurando no terreno a liderança do projeto ao nível técnico bem como  garantir para o projeto 4 técnicos para além de outros profissionais ligados à gestão do projeto.

Prevê-se que o final do projeto a nível técnico será em Julho de 2018. Sendo que a analise dos dados obtidos para aferir  resultados será efetuada até Dezembro de 2018,  bem como todos os trâmites administrativos e legais para o efeito.

Este projeto irá garantir uma visão responsável que o karate tem na Sociedade, permitindo à modalidade entrar nas escolas do 1º ciclo com técnicos ablitados para o efeito. Irá assegurar também uma  promoção da modalidade, o seu desenvolvimento e do desenvolvimento do Desporto a nível nacional, contribuindo também para o crescimento do ser humano em harmonia com a Sociedade.

INFORMAÇÃO |  EVENTOS

Projeto Sport at School

Realizou-se dia 12 de junho, em Cesenatico – Itália, a reunião do Steering Committee do projeto “Sport at School”, com os 6 países que fazem parte do consorcio presentes: Itália, Polónia, Alemanha, França, Espanha e Portugal e na ordem de trabalhos estava…

Info

PROGRAMA ERASMUS+ DESPORTO “SPORT AT SCHOOL”

PROGRAMA ERASMUS+ DESPORTO “SPORT AT SCHOOL”

Consulte aqui mais informações

PROGRAMA ERASMUS+ DESPORTO “SPORT AT SCHOOL” Encontro de Escolas

No âmbito das atividades do Programa Erasmus+ Desporto “Sport at School” foram realizados recentemente os encontros de escolas, com o objetivo de promover e divulgar os benefícios múltiplos da aplicação dos conteúdos do referido projeto em contexto escolar. As ações de disseminação foram realizadas em Braga, no passado dia 11 de abril, e na Póvoa de Santa Iria, no passado dia 9 de maio, onde participaram os alunos das seguintes escolas…

Info

PROGRAMA ERASMUS+ DESPORTO “SPORT AT SCHOOL” FUNDAMENTAÇÃO DGE

PROGRAMA ERASMUS+ DESPORTO “SPORT AT SCHOOL” FUNDAMENTAÇÃO DGE

Realizou-se no passado dia 28 de março, pelas 16:45h na Direção Geral da Educação, em Lisboa, uma reunião de trabalho onde foram apresentados e discutidos os procedimentos orientadores da aplicação do Programa Erasmus+ Desporto “Sport at School”, Grant Agreement Nº 20153114/001-001, que se encontra na fase de experimentação no presente ano letivo 2017-2018, em alunos do 2º ano do 1º ciclo (7-8 anos), em 20 escolas na Europa (Alemanha, França, Polónia, Espanha e Portugal)….

Saiba mais aqui

 

VIDEOS