Definições
KARATE ou KARATE – DO
KARATE ou KARATE – DO é uma arte marcial de origem japonesa que se concentra na defesa pessoal.
KARA – vazio ou vazias TE – mão DO – via , caminho
Destaca-se pela sua filosofia de autodesenvolvimento, disciplina e respeito, promovendo o crescimento humano tanto na vertente física como mental e emocional.
Na sua prática, desenvolve a resistência, força, velocidade, flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação motora, além de melhorar a concentração, a autoconfiança e promover a resiliência. Torna-se, assim, uma excelente ferramenta para a formação de valores e para o crescimento integral do indivíduo.
Valoriza ainda princípios como a cortesia, a humildade, a perseverança e o autocontrolo, incentivando os praticantes a cultivarem uma atitude de respeito consigo próprios e com os outros.
A sua prática oferece duas vias de desenvolvimento: a via do crescimento pessoal e do bem-estar, que promove a saúde e a autoestima; e a via desportiva, na vertente de competição, com regras bem definidas e institucionalizadas, que fomentam o fair-play, a ética e o espírito de equipa.
KARATE-DO VIA DO PRATICANTE
Prática de defesa pessoal sem recurso a armas, desenvolvendo e beneficiando o ser humano física e psicologicamente aperfeiçoando-o nos valores corretos da sociedade atual.
KARATE VIA COMPETITIVA
Modalidade desportiva de defesa pessoal com regras definidas tática e tecnicamente, desenvolvendo as capacidades físicas e psicológicas do ser humano em sintonia com os valores da modalidade.
PRÁTICA
O karate divide-se em duas disciplinas de prática :
Kata – Conjunto de exercícios técnicos estereotipados, singular ou em equipa, com adversários imaginários.
Kumite – Combate real com regras definidas conforme o objetivo