Encontro “Boas Práticas da Ética no Desporto”

Exmos. Senhores,

A FNK-P foi convidada a participar na passada segunda-feira no Encontro “Boas Práticas da Ética no Desporto”, no Museu Nacional do Desporto, em Lisboa.

Foi uma iniciativa da responsabilidade do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), que procurou mostrar o que de melhor se faz em Portugal na ética desportiva.

Neste encontro foi realizada uma Tertúlia “O papel do Embaixador da Ética”, onde estiveram presentes diversos embaixadores do PNED, com destaque para o nosso karateca, Jorge Machado, que nos ajudou a compreender o desporto através do exemplo.

No momento dedicado às federações, autarquias e direções regionais do IPDJ, nomeadamente da Partilha “As Boas Práticas – Exemplos”,  o nosso Diretor Técnico Nacional Joaquim Gonçalves,  foi um dos oradores e evidenciou a importância dos valores e Ética no Desporto, em especial o significado do código de BUDO, através da prática dos desportos de combate, em particular do Karate-Do.

A “Campanha de Promoção de Ética e Fair-Play – KaratÉxemplo”, orgulhosamente classificada com a Bandeira da Ética e ancorada pelo karateca, Bruno Rosa, foi outro dos temas em destaque neste Encontro, enquanto modelo de significativa expressão no movimento de valores humanos e Ética no Karate.

Durante a sessão foi ainda possível assistir à “Assinatura do Contrato Programa – Obra Seleta do Professor Manuel Sérgio”, distinta personalidade dedicada à promoção do desporto com valores.

No final deste evento tivemos ainda oportunidade de ouvir um momento musical por Matilde Simas, também praticante de Karate.

Esta sessão contou com a presença de diferentes instituições e personalidades ligadas ao fenómeno desportivo, com especial destaque para o Sr. Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, e o Sr.

Presidente do IPDJ, Vítor Pataco.

Por fim, um agradecimento pela presença do nosso dirigente, João Pereira.

Ver imagens do Evento

Com os melhores cumprimentos,

Federação Nacional Karate – Portugal

 

Deixe um comentário