DEFENDER O DESPORTO E A ATIVIDADE FÍSICA

Exmos. Srs.

Está disponível para consulta e análise o documento “Recuperar Portugal, Construindo o Futuro” sobre o desenvolvimento sustentado de Portugal na próxima década: https://www.consultalex.gov.pt/Areas_Tematicas_Pesquisa.aspx?AreaID=2.

Este documento de 147 páginas contém apenas uma referência ao “Desporto” (incluída na Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025/ pág. 51 alínea I). Não tem uma aposta absolutamente clara e básica relativamente ao Desporto e à Atividade Física. Não se recupera assim um País! Nem economicamente, nem socialmente, nem educacionalmente nem tão pouco na melhoria da saúde pública. Não o torna sustentável ambientalmente, bem como não aumenta a qualidade de vida para a população.

De referir que o papel do Desporto na recuperação social e económica é sublinhado pela Organização das Nações Unidas que, recentemente, foi alvo de uma moção para resolução por parte do Parlamento Europeu.

A Organização Mundial de Saúde aponta e recomenda a prática da atividade física como um dos principais comportamentos atuadores para uma boa saúde pública, como também indicado no Plano de Ação Global para a Promoção da Atividade Física 2018-2030, onde também é reconhecido o seu impacto económico.

OMS: https://www.un.org/development/desa/dpad/wpcontent/uploads/sites/45/publication/PB_73.pdf

EU: https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/B-9-2021-0115_EN.pdf

A FNK-P  emitirá o seu parecer às entidades que superentendem o Desporto Nacional sobre esta grave ausência de referências ao Desporto e Atividade Física, procurando influenciar de forma positiva e construtiva o documento final.

Estamos disponíveis para rececionar qualquer proposta de recomendação que chegue à FNK-P sobre este documento. 

Juntos somos mais fortes!

Com os melhores cumprimentos,
Federação Nacional Karate – Portugal

Deixe um comentário