Informação sobre a data das eleições da Federação Nacional de Karate Portugal

A todos os Associados da FNKP e Delegados da AG

Porque a Mesa da AG, em tempo oportuno, pronunciou-se sobre o assunto e, consta transcrito em acta de AG:

Será realizada oportunamente a AG para aprovação de contas e, ali, determinaremos a data mais adequada para a realização da Assembleia Eleitoral que deve ocorrer em fins de Setembro / principio de Outubro, no respeito integral dos Estatutos da FNK-P, assim as condições sanitárias não desaconselhem e o calendário permita.

Entende-se que os vários mails ultimamente recebidos e focando-se na actuação da Mesa da AG são, manifestamente, “fruta” de época pré eleitoral ou eleitoral.

E, tanto assim, que os próprios autores dos referidos mails enviados a diversos associados da FNKP, afirmam.

“É um facto que do mesmo diploma se extrai que o Relatório e Contas podem ser aprovados até ao final de Setembro de 2021, não existindo quanto a esta matéria qualquer condição semelhante aquela que existe para os atos eleitorais. Assim, considerando que existe uma data limite para a aprovação do Relatório e Contas é evidente que as eleições só têm justificação serem realizadas em data ulterior.”

Presumo que se entende que nada mais haverá a dizer, de modo a não ferir susceptibilidades e considerando que não se trata senão de uma compreensível procura de espaço e protagonismo pré eleitoral ou eleitoral.

O Presidente da Mesa da AG não é recandidato, logo não se insere em qualquer ambiente eleitoral e nele não participa ou alimenta, mantendo-se como até aqui, defensor dos superiores e legitimos interesses da FNKP e do Karaté, com base nos seus princípios de Lealdade, Transparência, Legalidade e procura incessante de uma cada vez melhor Instituição Nacional representativa do Karaté, em Portugal, na Europa e no Mundo.

Deste modo, reafirma-se,

será realizada oportunamente a AG para aprovação de contas e, ali, determinaremos a data mais adequada para a realização da Assembleia Eleitoral que deve ocorrer em fins de Setembro / principio de Outubro, de acordo com os estatutos da FNKP, assim as condições sanitárias não desaconselhem.

 Não posso, porém, de deixar um pequeno lamento, como Presidente da Mesa da AG e testemunha viva da evolução qualitativa que a Instituição tem protagonizado, que se queira manter um “antigo” hábito de ambiente de “queixinha” e necessidade de enviar mails para outras entidades externas à FNKP, até porque, o seu conteúdo, manifestamente, é característico e insere-se em ambiente de interesse pré eleitoral.

Devemos, todos, registar que a FNKP, os seus Órgãos Sociais e os Seus Associados já têm a experiência, saber, conhecimento e maturidade suficiente para resolver os seus problemas no âmbito dos órgãos eleitos da FNKP, que não deixarão de responder em conformidade, assim haja razão.

A Mesa da AG é suficientemente serena e experiente para não se deixar influenciar por campanhas que se incluem, manifestamente e tão só, em interesses particulares “eleitorais ou pré eleitorais”, independentemente de quem as promova.

Estará sempre disponível para responder e informar todos os Associados e Instituições Públicas, como até ao momento fez, da sua atuação, da sua transparência, legalidade e imparcialidade, no respeito dos melhores e maiores interesses do Karaté e da Instituição.

Por tudo isto, uma palavra a todos os Associados, porque não é o momento adequado para dividir, mas sim para mostrar capacidade de união e sentido institucional, os interesses particulares devem submeter-se sempre ao superior interesse da FNKP e, o respeito pelos outros karatecas, membros da FNKP e órgãos sociais legitimamente eleitos, é uma prova de inteligência, bem querer e dever.

Estou certo que todos os Karatecas conhecem a actuação da Mesa da AG e os pilares em que sempre se baseou, bem como a defesa do interesse colectivo de uma maior e melhor Instituição Nacional representativa do Karaté, com papel fundamental na Europa e no Mundo, bem representando Portugal, razão pela qual nada mais se deverá acrescentar, “in momentum”.

Saudações Desportivas,

O Presidente da Mesa da AG da FNKP

            ELÍSIO SOUSA