Política de Denúncias
Objetivo
Proporcionar o reporte de irregularidades graves (ex.: fraude, corrupção, assédio) em segurança, anonimato e a devida proteção por lei.
Âmbito
Dirigido a todos: membros, funcionários, árbitros, colanoradores e voluntários.
Definições
Denunciante, quem denúncia irregularidades.
Denuncia comunicação formal feita por uma pessoa ou entidade que informa sobre uma situação que viola leis, regulamentos ou normas, ou que representa uma irregularidade, crime ou má conduta.
Responsabilidade
A responsabilidade será da FNK-P através da Unidade de Intervenção composta por auditores de PPD, composta pelo presidente e quatro (4) membros da equipa auditores para erta área nomeados pelo Presidente.
Canal Denúnicia
Será efetuado por Email à FNK-P, devidamente endereçado a Secretaria com conhecimento do seu Presidente ou por intermedio de meio aotomatico disponibilizado na plataforma online criptografada.
Confidencialidade
Garantia de anonimato e proteção contra retaliações.
Procedimento
Registo imediato (48h), avaliação preliminar em 7 dias.
Solicitação de dados para investigação em 90 dias
Relatório em 180 dias
Proteção ao Denunciante
Vedada qualquer forma de retaliação; sanções aplicadas aos infratores.
Comunicação e Formação
Divulgação interna
Formação interna de sensibilização.